Biografia Do universo de cores e mitos de Os Cavaleiros do Zodíaco surgiu meu desejo, meu encanto pela pintura. Aos quatorze anos, eu copiava esses desenhos de herói usando papel-carbono e os coloria com lápis de cor. Hoje percebo que a qualidade estética desse desenho animado (uma mistura das mitologias grega e nórdica) foi minha porta de entrada para as artes. (…)
Biography From the universe of colours and myths in Knights of the Zodiac sprang my desire and my enchantment towards painting. At the age of fourteen, I used to copy the heros from the animation using carbon paper and coloured them in with crayons. Nowadays I realize that it was the aesthetic quality of Knights of the Zodiac (a blend of Greek and Nordic mythologies) that allowed me to enter the world of art. (…)
Currículo FORMAÇÃO Bacharel em Artes Visuais (Universidade Federal de Goiás_ UFG) EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL 2015 “Amansa-senhor” _ Sé _São Paulo, SP. 2014 “E um terremoto sereno e imperceptível arrasou a cidade…” _ Sé _São Paulo- SP. (…)
Dalton Paula a a arte de amansar senhores “Sem a escravatura, o que seria na América o seu comércio de exportação! Com escravos é que se trabalha nas minas, é que se tira esse precioso metal tão desejado, esses diamantes que tem sido de tão grande recurso ao estado; essa lucrativa e sobretudo interessante lavoura, principal riqueza do Brasil, e da América em geral, da qual a Europa mesma não pode mais prescindir.” (…)
Dalton Paula and the art of subduing masters “Without slavery, what would be of America’s export trade! Slaves are indispensable for the work in the mines, to extract this precious and much desired metal, these diamonds have been been of great recourse to the state; this lucrative and above all interesting plantation, the main treasure of Brazil, and of America in general, from which Europe itself can no longer do without.” (…)
e um terremoto sereno e imperceptível arrasou a cidade…   O debruçar-se sobre o mundo da cultura popular, das tradições, das relações interétnicas, é de fundamental importância para o estudo crítico da arte na contemporaneidade. (…)
Dalton Paula e a rebelião negra A obra criada por Dalton Paula durante os últimos seis anos promove um questionamento no interior da história da escravidão negra, desenvolvida com o tráfico de povos africanos para o continente americano após seu descobrimento. Vigorante no Brasil do século XVI ao XIX a mão de obra escrava sustentou o desenvolvimento dos ciclos econômicos do país desde os primeiros anos de colonização até quase a chegada da República. (…)
Dalton Paula and the black rebellion The works produced by Dalton Paula in the past six years have raised questions within the history of black slavery, which unravelled with the trafficking of African peoples to the American continent in the wake of its discovery. Slave labour, which thrived in Brazil from the sixteenth to the nineteenth centuries, supported the development of the country’s economic cycles from the early years of colonization until virtually the onset of the Republic.
%d blogueiros gostam disto: